Dica Do Tuguinho

Uma dica para o teu ex namorado não divulgar vídeos com voces a fazer sexo: Não graves vídeos a fazer sexo.

- Tuguinho

sismos

Muito se tem falado sobre Sismos e Tsunamis, muito em parte devido aos acontecimentos no Haiti em 12 de Janeiro de 2010, no Chile a 27 de Fevereiro de 2010 e mais recentemente no Japão a 11 de Março de 2011.

Ora, a minha pergunta é o que é um terramoto e porque acontece?

Para responder a esta pergunta nada melhor que consultar a Autoridade Nacional de Protecção Civil, pela informação disponibilizada podemos ver que um sismo é um fenómeno natural que resulta de uma rotura no interior da crosta terrestre, da qual resulta uma libertação de uma grande quantidade de energia provocando vibrações que percorrem uma grande área circundante.

Uma grande parte dos sismos surgem devido a movimentos geológicos existentes entre placas tectónicas. A Terra está sujeita a tensões, tensões essas que provocam o aparecimento das montanhas por exemplo. Essas tensões provocam a deformação das rochas e até sofrerem rupturas. As vibrações resultantes dessas rupturas são as vibrações que se sentem dum sismo.

Os vulcões podem também ser responsáveis por alguns sismos, assim como abatimentos de terreno ou escorregamentos.

Se a actividade sísmica surgir no oceano, pode provocar tsunamis…

O que é um Tsunami?

Termo derivado do Japonês que significa “ola de bahia” e que foi adoptado internacionalmente para designar marés produzidas por bruscos impulsos propagados em massas de água. Este é um fenómeno que ocorre associado a grandes sismos, quando o epicentro é em fundo do mar ou próximo da costa, provocando a alteração da topografia do fundo do mar. As ondas geradas apresentam um comprimento de onda muito elevado, podendo deslocar-se a grandes distâncias, com velocidades que podem ser superiores a 800 quilómetros por hora. Em águas profundas a sua altura é inferior a um metro mas, à medida que se aproximam das zonas costeiras pouco profundas, aumentam consideravelmente o seu tamanho, podendo atingir alturas de dezenas de metros, provocando grandes destruições em zonas costeiras. No interior de bacias hidrográficas, as ondas do tsunami adquirem a forma de maré rápida, com uma amplitude que pode atingir alguns metros, provocando inundações em zonas pouco protegidas.

Esta surge no intuito de explicar porque aconteceu o sismo e tsunami no Haiti…

no Chile…

Sismo de 6.8 abalou o Chile

no Japão…

  • Partilhar

Com um total de 13 posts.

1 Comentário

  1. 9 de Julho de 2011 ás 17:50

    Parabéns pelo artigo, são fenómenos naturais muito complicados, nunca mais se falou no Haiti mas entretanto algum jornalista devera tomar essa iniciativa, gostava de ver como estão as reconstruções.

Comenta com força que é de graça!