Dica Do Tuguinho

Evita repetir sempre a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.

- Tuguinho

Apesar de existirem outros motores de busca a maioria dos internautas continua a utilizar o Google, e para que a tendência não se altere, o Google tem vindo a tomar precaussões. Depois de ter alterado o design do motor de busca e ter feito algumas alterações no logótipo irá lançar nos próximos dias a nova versão do Google imagens. A nova versão permite, entre outras coisas, que o utilizador encontre resultados mais precisos quando procura por uma imagem. Nos últimos tempos eu próprio já tinha deixado de recorrer ao Google para encontrar imagens, pois este não me apresentava uma grande diversidade de imagens e nenhuma delas eram o que eu realmente pretendia. Não menos importante o Google alterou também a forma como os resultados da pesquisa de imagens são apresentados mostrando-os em mosaico.

Pesquisa de imagens mais precisa

Nesta versão o Google procurou oferecer aos seus utilizadores resultados mais precisos e relevantes. Como o Google utiliza robots para encontrar imagens, estas nem sempre são relevantes porque os robts não as vêem verdadeiramente.

O que estes robots fazem realmente é ler o atributo alt que é dado às imagens por quem as coloca na Internet. Este atributo alt é um título que descreve a imagem. O que acontece é que qualquer pessoa que possa colocar uma imagem na Internet pode facilmente “manipulá-la” dando um atributo alt que não corresponde ao conteúdo da imagem.

Ao fazer isso pode acontecer que quando você procura por uma imagem no Google lhe apareça outras que não são relevantes para aquilo de que está à procura.

Google Images - Yellowstone

Para que isto não voltasse a acontecer os robots do Google que encontra imagens evolui e agora apresenta resultados mais precisos e relevantes. Com mais de 10 bilhões de imagens indexadas você tem actualmente ao seu dispor várias opções que lhe permitem encontrar aquilo que pretende.

Tal como é referido no blog oficial do Google são precisos inúmeros processos para conseguir que o motor de busca encontre exactamente aquilo que o utilizador precisa. Funções como a procura de imagens pela cor é algo difícil de se desenvolver e que fizeram com que a equipa do Google se esforçasse bastante.

Lista das novidades no Google imagens

  • Novo Design – Nesta nova versão as imagens são apresentadas em mosaico e o tal como na versão anterior a sua dimensão é perceptível a partir da página de resultados. As referencias ao sites de onde são retiradas as imagens agora não são apresentadas assim como todos as suas descrições.
  • Aumento de imagens por página – Agora podem ser mostradas até 1000 resultados de imagens por página, para que você não tenha de estar constantemente a mudar de página e a não se perca na sua pesquisa.
  • Optimização das imagens – As imagens e todo o design do site está agora concebido para os mais modernos navegadores assim como para ser apresentado em telas de alta de resolução.

Conclusão

Apesar de não ter listado aqui todas as novidades, de certo que o Google imagens passara a ter um melhor desempenho. Segundo a empresa as novidades irão sendo implementadas durante os próximos dias. E tu? O que achas das novidades e da nova versão do Google imagens? Comenta, deixa a tua opinião!

  • Partilhar

Sou administrador do meu blog iTecnologic e também colaborador do LT. Gosto imenso de tecnologia e de Internet.

Com um total de 5 posts.

8 Comentários

  1. […] This post was mentioned on Twitter by ORiOn (Pedro Lopes), Fernando Linares Prr. Fernando Linares Prr said: QT @LibertyTuga: Nueva versión de Google Imágenes http://goo.gl/fb/jO9oh […]

  2. 28 de Julho de 2010 ás 23:33

    Eu odiei essa nova versão.
    1 Demora para as imagens abrirem.
    2 Não se sabe o que é imagem separada o que é imagem junta. PORQUE ESTA TUDO JUNTO.
    3 Não tem organização, que nem a nova versão do orkut.

    Queria que tivesse um geito de pesquisar as imagens como antes.
    Simples e Prático.

  3. 29 de Julho de 2010 ás 0:15

    Para ter a antiga pesquisa de imagens do Google só precisa de adicionar ao URL o seguinte: &sout=1

    Exemplo: http://www.google.com/images?q=Gatinhos&sout=1

  4. Fabio Rosado
    7 de Agosto de 2010 ás 14:23

    Também nao gostei nada desta nova versão a antiga era bem melhor.

  5. vaniza
    4 de Setembro de 2010 ás 14:34

    eu não gostei dessa “nova versão” prefiro a antiga

  6. 4 de Setembro de 2010 ás 14:37

    eu amo a versão antiga e eu quero que não exista versão nova do google

  7. 18 de Outubro de 2010 ás 20:54

    Não queria desenterrar o artigo, mas…
    Outra forma de mudar para a versão clássica, basta ir até ao fundo da página e clicar em “Mudar para a versão básica”

    Imagem: http://www.pixavid.com/uploads/l1kt4W.png

  8. 31 de Outubro de 2010 ás 21:52

    também não gosto desta nova versão. a antiga era muito mais prática.

Comenta com força que é de graça!