Dica Do Tuguinho

Há duas coisas que precisas de saber levantar sem medo: A cabeça e o dedo do meio.

- Tuguinho

Vuvuzelas-YoutubeSe algumas estações de televisão em Portugal e noutros países implementavam filtros anti vuvuzelas, o Youtube gosta de ser do contra e disponibiliza aos seus utilizadores uma funcionalidade que permite ouvir o som das vuvuzelas em vários vídeos do portal. Quem acede ao maior portal de partilha de vídeos pode activar o som das vuvuzelas nos vídeos em que a função está disponível. Para activar o som basta clicar no ícone que está representado por uma bola debaixo do vídeo. Pode ser um videoclip, um vídeo engraçado ou o discurso de um político, as vuvuzelas estão sempre presentes!

Uma enorme euforia está a ser gerada em relação a este instrumento musical que rende milhares de euros diariamente. Esta estratégia implementada pelo Youtube visa atrair mais visitantes ao portal, nem que seja apenas por curiosidade.

Apesar de ser um instrumento conhecido, nem todos conhecem a sua origem e por isso irei-vos falar um pouco sobre a sua história e a razão pela qual foi permitido no mundial.

O instrumento começou por ser usado pelas tribos ancestrais sul-africanas e na altura servia para convocar reuniões entre tribos.

Por volta de 2001, uma empresa sul-africana teve a ideia de começar a produzir um versão em plástico da vuvuzela e assim começou a euforia pelas vuvuzelas.

As vuvuzelas tornaram-se um instrumento perfeito para apoiar as equipas de futebol nos jogos de futebol e até já existem vuvuzelas personalizadas para cada clube.

Quando o mundial começou a FIFA tentou proibir as vuvuzelas por motivos óbvios: publicidade as empresas produtoras do instrumento e barulho provocado pelas mesmas.  Perante esta situação a SAFA (South African Football Association) defendeu que a vuvuzela fazia parte da cultura Sul Africana e era uma parte integrante de qualquer jogo no país.

Depois da reacção da SAFA, a FIFA acabou por permitir a utilização do instrumento desde que este não exceda 1 metro de comprimento. A FIFA já alertou que se o uso da vuvuzela não se tornar mais moderado, estas serão banidas dos jogos, após a fase dos grupos do Mundial 2010.

A Google decidiu entrar na onda das vuvuzelas e apresentou-nos está horrível surpreendente funcionalidade!

Tal como já disse acima a funcionalidade não está disponível em todos os vídeos e não é possível incluir a funcionalidade em vídeos incorporados.Apesar disso não deixa de ser uma ideia engraçada e inovadora capaz de irritar os mais fartos das vuvuzelas.

  • Partilhar

Sou administrador do meu blog iTecnologic e também colaborador do LT. Gosto imenso de tecnologia e de Internet.

Com um total de 5 posts.

Comenta com força que é de graça!