Dica Do Tuguinho

Nunca mandes ninguem que odeias para o inferno. Quando morreres, vais estar com eles por lá.

- Tuguinho

chatroulettePara quem ainda não conhece, o Chatroulette é um serviço que permite ter conversas através de webcams com desconhecidos. Já falamos aqui no Liberty Tuga sobre várias pessoas que utilizam o serviço para se divertirem, mas no entanto essa não é a realidade da maioria dos utilizadores. Existem utilizadores que tem comportamentos menos correctos, usando as vídeo conferências para importunar outros utilizadores. Quem utiliza o Chatroulette sabe do que estou a falar e tem noção de que o serviço tem atraído muitos utilizadores indesejados.

Para adverte a situação Andrey Ternovsky, fundador do Chatroulette, pediu a ajuda de Shawn Fanning, para a criação de ferramentas que impeçam os exibicionistas de participar nas  vídeo conferências aleatórias. Apesar do site ter sido uma ideia inovadora existem a cada dia mais pessoas a deixarem de utilizar a plataforma devido a comportamentos incorrectos de outros utilizadores.

Para tentar resolver a situação foram ponderadas várias soluções, no entanto apenas duas serão implementadas no portal:

  1. Utilização de tecnologias que permitam analisar em tempo real as imagens apresentadas na vídeo conferencia. Com esta solução de certeza que iriam de deixar de aparecer utilizadores indesejados, no entanto está em causa a eficiência das tecnologias utilizadas.
  2. Suspensão de utilizadores que estejam sempre a ser ignorados, isto é, aqueles utilizadores que estão sempre a ser “skipados”. Esta é capaz de ser a melhor solução visto que não só eliminara exibicionistas, como será mais eficiente do que outras ferramentas. Com esta alternativa corre-se o risco de se eliminar pessoas a quem não seja sequer dada a oportunidade de comunicar.

O Chatroulette tem se tornado um sucesso, mas é preciso que tome medidas e rapidamente pois estão a surgir os primeiros sinais de que o portal está a começar a ficar associado ao lado negro da Internet. Caso alguma destas medidas seja aplicada o portal tem um futuro promissor, até porque existe quem goste do projecto.

Esta situação está a começar a ter alguma atenção de alguns jornalistas, no entanto não é o suficiente para resolver a situação. Na Internet surgiram também rumores de que o criador do Chatroulette teria sido obrigado a tomar medidas para que não acontecessem tais situações.

Por agora ainda não foram tomadas nenhumas medidas, mas espera-se que no futuro o Chatroulette se torne num local de diversão e partilha de culturas, visto existirem pessoas de diferentes partes do mundo a utilizar o serviço. E tu? O que achas das medidas que o Chatroulette está a tomar? Comenta, deixa a tua opinião!

  • Partilhar

Sou administrador do meu blog iTecnologic e também colaborador do LT. Gosto imenso de tecnologia e de Internet.

Com um total de 5 posts.

Comenta com força que é de graça!