Dica Do Tuguinho

Burrisse é como o mau hálito: se sofres de um dos problemas não abras a boca.

- Tuguinho

Finalmente o Pr√≥ximo tutorial ūüôā

Flag é o nome dado à uma variável que tem apenas um valor para comparação, na maioria das vezes TRUE ou FALSE (VERDADEIRO ou FALSO). Vejamos como fica no nosso exemplo:



Ora vejamos…
Criamos a array, definimos a nossa $flag como false (falso), pois “Ana” n√£o foi encontrada dentro da array ainda, varremos a array passando o valor para a vari√°vel $nome, se $nome for igual a “Ana” alteramos a nossa $flag para true (verdadeiro). Terminando completamente o loop, executamos a condicional, repara que n√£o temos realmente uma compara√ß√£o a ser feita, por qu√™ isso? pois na verdade toda compara√ß√£o retorna TRUE ou FALSE, ex: 1 == 2 FALSE, 5 == 5 TRUE, e assim por diante. Como nossa vari√°vel j√° tem um valor boleano (TRUE ou FALSE), ela mesmo se encarregar√° de retornar a resposta para o comando if. Se $flag conter TRUE apresentamos “O nome Ana foi encontrado”, caso contr√°rio, “O nome Ana n√£o foi encontrado”.

Imagina agora, se estiv√©ssemos √† procurando de “Pedro”, era uma repeti√ß√£o sem sentido at√© ao final da array, j√° que “Pedro” √© o primeiro nome, mas como consigo parar um loop?


A √ļnica diferen√ßa, √© o comando break, que simplesmente corta o loop no momento que for encontrado o nome que procuramos. ūüôā

Outras formas de Loop
Vamos ver algumas outras formas de loop para utilizar n√£o somente em arrays. Vamos para a primeira delas, while:


O comando while (enquanto) executa determinada função enquanto a sua condicional for verdadeira.

while( $contagem <= 10 ) РEnquanto a contagem for menor ou igual à 10, apresentamos o valor de $contagem no navegador e alteramos o valor de $contagem para $contagem + 1, ou seja, um a mais que o seu valor anterior.

Muitas vezes vocês vão conseguir fazer os chamados loops infinitos, ou seja, ele vai ficar em execução até acabar com o tempo limite do PHP.
Um exemplo de loop infinito (n√£o executes :D):


Como podes ver fazemos praticamente a mesma acção que a de acima, mas esquecemos de aumentar o valor da variável $contagem, ou seja, ela sempre terá o valor igual à 1, nunca passará de 10.

Outro comando para loop que é disponível no PHP é o for, que, basicamente, é o mesmo que o while, mas não precisamos controlar a contagem, como no exemplo acima.


De certa forma é mais simples que o while.
for( INICIALIZAÇÃO; CONDICIONAL; INCREMENTO )

Ou seja, na primeira parte iniciamos a $contagem, depois fazemos a nossa condicional verificando se $contagem √© <= √† 10 e por √ļltimo, aumentamos o valor da vari√°vel $contagem. Repara que dessa vez, utilizamos $contagem++ para aumentar a vari√°vel.


H√° tamb√©m outros comandos para loop como do… while / while… do Mas que teria a mesma sintaxe do comando while, deixaremos eles de fora por enquanto.

Acabou ūüôā
Exacto, infelizmente acabou… Tudo precisa de um come√ßo, um meio e um fim. Bom, estamos quase em 20% ūüėÄ . Estou a preparar outros tutoriais envolvendo fun√ß√Ķes de maior utilidade para o desenvolvimento de sites, mas espero que esse pequeno tutorial tenha servido como uma introdu√ß√£o para quem procura aprender mais sobre PHP e as maravilhas que pode fazer com ele.

Qualquer d√ļvida, estou inteiramente a disposi√ß√£o para tentar lhe ajudar. Basta “perguntar” ūüėČ

Tutorial by ORiOn Рsob a licença Creative Commons

  • Partilhar

Sou o criador do LibertyTuga e também um rapazinho de 24 anos, iniciante em web-development e web-design. Podes me seguir no Twitter ou entrar em contacto comigo no msn ou por email.

Com um total de 940 posts.

1 Comentário

  1. 18 de Janeiro de 2009 ás 13:49

    […] Tutorial PHP – Parte VI […]

Comenta com força que é de graça!