Dica Do Tuguinho

Evita repetir sempre a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.

- Tuguinho

Vamos a uma introdução às condicionais agora if e else:


Como vimos anteriormente, “{” e “}” servem para definir um inicio e um fim a um comando. if está perguntando SE o valor da variável $nome é igual à “Pedro”. Se sim, o código entre “{” e “}” é executado, caso contrário, nenhuma acção é tomada.

Outro detalhe é, para definir valores à variáveis, utilizamos “=“, para comparar valores “==“.

Agora vamos ver o comando else:

= 18 ) {
  echo "Maior de idade";
} else {
  echo "Menor de idade";
}
?>

Nesta comparação não vamos consulta por um valor igual, mas sim, “>=” (maior ou igual). Somente aplicada em números. Caso o valor da variável $idade não seja >= à 18, a instrução else é executada.

Com isto já é possível fazer uma pesquisa em uma array, por exemplo:


No script de cima criamos uma array com uma lista de nomes, em seguida, varremos toda a array, passando cada valor para a variável $nome. Dentro do loop para cada valor na array, verificamos se o valor do $nome é igual à “Joana” se for, apresentamos a mensagem “O nome Joana foi encontrado“.

Alguns erros comuns nesses casos:


Não que esse esteja errado, mas provavelmente não terá a saída desejada, pois, repara bem, em cada loop do comando foreach ele executa a condicional, pegamos o primeiro caso, “Pedro”, como “Pedro” é diferente de “Ana”, ele executa o comando else, apresentando, dessa forma, várias vezes “O nome Ana não foi encontrado”. Para executar da maneira desejada esse script, precisamos de uma variável conhecida pelo nome de flag.

No próximo Tutorial mostro como fazer isso…

Próximo Tutorial: Flags e Loops.

Tutorial by ORiOn – sob a licença Creative Commons

  • Partilhar

Sou o criador do LibertyTuga e também um rapazinho de 24 anos, iniciante em web-development e web-design. Podes me seguir no Twitter ou entrar em contacto comigo no msn ou por email.

Com um total de 940 posts.

3 Comentários

  1. 29 de Setembro de 2008 ás 19:55

    […] Próximo Tutorial: Funções if e else. […]

  2. 18 de Janeiro de 2009 ás 13:45

    […] Tutorial PHP – Parte V […]

  3. 18 de Janeiro de 2009 ás 13:50

    […] Tutorial PHP – Parte V […]

Comenta com força que é de graça!