Dica Do Tuguinho

Burrisse é como o mau hálito: se sofres de um dos problemas não abras a boca.

- Tuguinho

O que são variáveis?
São apenas blocos de memória para armazenamento de alguma informação. Texto, números, arquivos, etc… Novamente, diferente de outras linguaguens, no PHP não é obrigado definir o tipo de variável que deseja utilizar (int, float, bool, …). Vamos à alguns exemplos:



Como podem ver, para declarar uma variável iniciamos o texto com o carácter “$“, ele é que indica que o texto a seguir será uma variável. Algumas observações quanto às variáveis:

– Não podes iniciar um nome de variável com números, ex: $1. Mas podes utilizar nas demais partes do nome, ex: $a1;
– O PHP é case-sensitive (há diferenças entre $nome, $Nome, $NOME e $NoMe);
– Utiliza sempre variáveis com nomes indicando o seu conteúdo, para simplificar a manutenção de terceiros e até mesmo a sua.

Vamos à um outro código:


Declaramos duas variáveis no exemplo acima, uma chamada $nome, com o valor “Pedro” e outra, chamada $idade, com o valor 17. Por que não utilizas-te aspas para inserir o valor 17? Simples, variáveis do tipo texto (text) precisam ser inseridas entre aspas, já as numerais (int, float, …) simplesmente precisas de informar o número.

Vamos la juntar tudo que vimos até agora:


$nome = “Pedro” – Simplesmente declaramos uma variável, como tinha feito anteriormente;
$idade = 17 – O mesmo que o anterior, declaração de outra variável;
echo – Complicou? Bom, temos a primeira parte “Olá, o meu nome é “ que é a apresentação de um texto estático para o navegador, utilizamos o “.” para adicionar outro valor à apresentação, $nome aqui apresentamos o valor da variável $nome, não é escrito no navegador a palavra “$nome”, mas sim “Pedro”, adicionamos outro bloco de texto estático, o valor da variável $idade, e por fim, ” anos.”.

Por agora acabou.
Isto é o básico do PHP, daqui a algum tempo voltarei com mais tutoriais.

Próximo Tutorial: Funções em PHP

Tutorial by ORiOn – sob a licença Creative Commons

  • Partilhar

Sou o criador do LibertyTuga e também um rapazinho de 24 anos, iniciante em web-development e web-design. Podes me seguir no Twitter ou entrar em contacto comigo no msn ou por email.

Com um total de 940 posts.

3 Comentários

  1. 23 de Setembro de 2008 ás 16:11

    […] Próximo Tutorial: Variáveis […]

  2. Bruno
    24 de Setembro de 2008 ás 3:07

    Boas..

    Muito bom o seu tutorial 😀 muito simples mas para quem nao percebe nada de php como eu e quer aprender axo que isto vai dar muito jeito 😀 nao pare de postar estes mini tutoriais, a partir de agora sou seu aluno :P..

    parabens pelo blog :D..

    inté..

  3. 24 de Setembro de 2008 ás 11:33

    Obrigado Bruno 😉

Comenta com força que é de graça!